Além de descansar o corpo, muitas funções essenciais para o nosso organismo acontecem durante os períodos de sono, principalmente em nosso cérebro. Por esta razão, qualquer privação de sono pode ser extremamente prejudicial e causar danos imediatos e também a longo prazo. Confira as principais atividades do cérebro durante esses períodos:

 

1 – CRIAR E ARMAZENAR NOSSAS MEMÓRIAS

É durante o sono que o cérebro cria memórias, liga as memórias recentes a fatos, armazena o que julga necessário e descarta o que não for. Todo este trabalho é para garantir que você armazene bem tarefas, nomes, acontecimentos e diferentes tipos de informações.

 

3 – ELIMINAR TOXINAS

Um estudo realizou experiências em ratos e constatou que o cérebro fazia uma “limpeza” nas células neurodegenerativas e nas toxinas, o que auxilia na prevenção de Parkinson e Alzheimer.

 

3 – TOMAR DECISÕES E TIRAR CONCLUSÕES

Publicado na revista Current Biology, um estudo mostrou que o cérebro é capaz de tomar decisões durante o sono e tirar conclusões. Quando não temos uma boa noite de sono, fazer isso pode ser mais difícil.

 

4 – CRIAR E REALIZAR CONEXÕES

Os momentos de insight podem vir a ser resultado das relações que o seu cérebro faz com informações aparentemente não relacionadas durante o sono. Com isso, criamos ideias originais de forma espontânea.

 

5 – APRENDER E APRIMORAR TAREFAS FÍSICAS

Durante o sono, o cérebro é capaz de aprender e corrigir movimentos físicos. Isso nos ajuda a ter melhor movimentação e a melhorar a coordenação motora.