A apneia do sono é caracterizada por interrupções na respiração que se repetem cinco vezes dentro de uma hora, no mínimo. Não se trata de um ronco apenas, mas também de engasgos que, muitas vezes, o indivíduo nem percebe durante seu sono. Essas pequenas pausas na entrada de ar diminuem a concentração de oxigênio no sangue.

É deste fator que derivam as consequências mais sérias do distúrbio. A redução de oxigênio faz com que nosso sistema nervoso eleve o ritmo dos batimentos cardíacos e estimule a contração dos vasos sanguíneos. E, por isso, a apneia do sono pode ser considerada um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca. Além de que a apneia favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência à insulina, contribuindo para o surgimento do diabete tipo 2.


A apneia obstrutiva do sono é a variação mais comum da doença, o ar para de fluir para as vias aéreas em função de um bloqueio temporário causado pelo relaxamento dos músculos da garganta. A apneia central do sono, por sua vez, é um tipo mais raro, ocasionado por alguma alteração cerebral na área responsável pela respiração.


Os sintomas da apneia são: Ronco, respiração ofegante, sensação de sufocamento durante o sono, sono agitado, sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração e dor de cabeça pela manhã. Por outro lado, os fatores que podem causar a doença são: excesso de peso, fumar, excesso de álcool, uso de sedativos de maneira equivocada, aumento das amígdalas e adenoides, dormir de barriga para cima e tumores.


Para se prevenir, é importante criar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos, pois o excesso de peso é um dos principais desencadeadores da apneia. Os fumantes devem se esforçar para deixar o cigarro de lado, uma vez que o hábito agrava a condição. Recomenda-se também maneirar nas doses de bebida alcoólica, que em excesso interfere no ciclo do sono e no relaxamento da musculatura da garganta, colaborando para o surgimento da apneia do sono.

Na Luon CPAP & Terapia, você encontra diversos soluções auxiliam sua saúde de acordo com as necessidades durante o sono. Confira, clique aqui!